Telefone / WhatsApp:
(34)99151-2101

Processos de adoção em Uberlândia

Uberlândia, 05 de maio de 2017 às 20:16

A tecnologia no auxilio à adoção

Uma ferramenta disponibilizada pelo CNA para apoio na relação de processos de ação tem agilizado a busca de perfis compatíveis para andamentos na tentativa de ações, foi lançada em 2007 e possui mais de 7mil menores em busca de um lar já cadastrados, desde aqueles órfãos ou que os pais foram destituídos do pátrio poder.

Estima-se que existam em nosso pais mais de 40 mil menores acolhidas por abrigos ou instituições credenciadas através de convênios com a Justiça.

Transparência e agilidade

A ferramenta veio auxiliar pois de forma online, assim que um juiz cadastra a criança em seu sistema, o software cruza as informações e já notifica o magistrado que há ou não pretendentes de acordo o perfil do menor, pois aqueles que tem interesse em adotar é permitido estipular idade máxima, condição física entre outros fatores.

Assim , sendo compatíveis a vara da infância e juventude entra em contato com o pretendente para saber se ainda há o interesse , consequentemente uma audiência é designada para inicio de avaliação.

Além da agilidade, o sistema propicia uma transparência eliminando que algum adotante seja passado na frente da fila ou tenha qualquer tipo de preferencia.

Apadrinhamento

Um dos modelos inclusos no sistema foi o chamado apadrinhamento, que e aquela onde as crianças ainda tem vinculo afetivo com sua família biológica, na maioria das vezes os principais responsáveis perderam a guarda  e o restante da família não quer deter a guarda definitiva, assim as crianças vão para abrigos. A diferença é que neste caso aquele que quer adotar só poderá requer a adoção definitivo após 2 anos de convívio, essa relação se da por visitas uma vez por semana onde o interessado leva a criança para sua casa ou para passeios a fim de criar um laço, e em contra partida nesse período alguém da família não requerer a guarda será possível dar entrada no pedido de adoção.

A vara da infância e juventude da nossa cidade já possui este sistema, e caso você tenha duvidas sobre esse  assunto entre em contato com nossos advogados Uberlandia.

Compartilhe:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0